Óculos de camelô prejudicam a visão? Veja mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

05/12/2016

Atitudes que parecem inofensivas podem fazer muito mal

Faz bem aplicar colírio todos os dias: DEPENDE

Um colírio lubrificante não provoca mal algum, mas também não quer dizer que faça bem. Se você mora na praia (ambiente naturalmente mais úmido), não trabalha diante do computador nem em um local com ar-condicionado, teoricamente não precisa de colírio. Quem vive em cidades mais secas ou poluídas tende a necessitar mais.

Leia também:
Conheça as doenças que podem causar cegueira e saiba como cuidar da visão

Olhar diretamente para o sol prejudica a visão: VERDADE

A exposição contínua e prolongada dos olhos ao sol é maléfica. Tenha o hábito de usar óculos escuros.

Olhos claros são mais sensíveis: VERDADE

Pessoas de olhos claros apresentam uma sensibilidade maior à luz solar – por terem menor quantidade de melanina, absorvem menos os raios de luz e têm, consequentemente, uma sensibilidade mais elevada, o que causa desconforto. Na faixa da população a partir dos 60 anos, aumenta a incidência de uma doença chamada degeneração macular – as células da retina vão se degenerando e perdendo sua função, o que acarreta perda progressiva e

irreversível da visão. Há um componente genético envolvido, mas o problema também pode ser consequência dos maus hábitos. O "protetor solar" dos olhos são os óculos de sol, e todos devem ter o costume de usá-los. Manter uma alimentação balanceada é fundamental.

Dormir com maquiagem é prejudicial: VERDADE

Deitar-se para dormir sem antes remover a maquiagem nunca é bom. Os produtos obstruem os poros das glândulas das pálpebras – a gordura produzida ali serve para manter o brilho do olhar e para fazer com que a pálpebra deslize facilmente sobre a córnea, sem arranhar. A maquiagem não retirada entra no poro e forma uma espécie de rolha, entupindo essa saída. Presa dentro da glândula, a gordura pode inflamar (a pálpebra fica vermelha e dolorida) ou provocar um terçol.

Dormir com lentes de contato faz mal: VERDADE

À noite, diminui a produção de lágrimas, que atuam como uma proteção para os olhos. O risco de ocorrer uma infecção é maior porque os olhos ficam secos. Existem lentes específicas para dormir, mas não são recomendadas. O ideal é retirá-las para o período de descanso. O olho precisa estar em contato direto com o oxigênio para respirar, e a lente, por mais que seja porosa, é uma barreira nesse processo.

Comer cenoura é benéfico para os olhos: VERDADE

A cenoura é fonte de vitamina A, mas não é preciso ingeri-la em excesso para obter essa vantagem específica. Se você mantiver uma alimentação balanceada, já estará atendendo às necessidades de vitamina A do organismo. Aos idosos com histórico familiar de degeneração macular ou que já apresentam a enfermidade em estágio inicial, recomenda-se uma suplementação dos componentes que não se consegue unicamente através da alimentação: fórmulas ricas em ômega 3 (boas fontes são o salmão e a semente de linhaça), luteína e selênio podem ser manipuladas em farmácias, sob orientação médica.

Ler no escuro é prejudicial: DEPENDE

O ideal é ter uma lâmpada de cabeceira incidindo diretamente sobre o livro ou revista que se está lendo. Leitores digitais, que proporcionam o ajuste da iluminação do aparelho de acordo com a do ambiente, permitem optar por uma luz de menor intensidade, para que o cérebro não se excite e o sono fique prejudicado, mas o olho precisa de um bom contraste para não ter de fazer tanto esforço sob pouca luminosidade. Ler por alguns minutos com luz fraca não oferece riscos, mas o ideal é evitar períodos mais longos de leitura na penumbra.

Ler dentro de um veículo em movimento pode provocar descolamento da retina: MITO

O carro ou o ônibus em movimento deixam mais difícil a fixação do olhar – algumas pessoas podem se sentir nauseadas –, mas não há risco de descolamento da retina.

Crianças que ficam muito perto da TV podem ter problemas de visão: MITO

Atraídas pelas imagens, as crianças costumam se aproximar da tela da televisão para acompanhar o desenho animado ou o jogo de videogame. Não é o ideal, pois a prática requer um esforço maior da musculatura dos olhos, mas não há problema. Pais devem aproveitar essas situações para ensinar aos filhos o posicionamento correto.

Passar tempo demais na frente do computador faz mal: DEPENDE

Durante os turnos de trabalho ou estudo, recomendam-se pausas de hora em hora para descansar a musculatura dos olhos e lubrificá-los. Dê uma volta e olhe para outras coisas, preferencialmente à distância, para exercitar outros músculos. Estudos científicos mostram que a intensa exposição a essas telas vem contribuindo para o aumento da miopia na população, o que é encarado por especialistas como uma consequência inevitável da presença cada vez maior dos computadores no dia a dia.

Não é bom usar os óculos de outra pessoa: VERDADE

A prática não é recomendada. Dificilmente duas pessoas terão o mesmo grau. Pegar os óculos do marido ou do colega de trabalho rapidamente, só para ler uma coisinha, não tem problema

Não se deve comprar óculos de farmácia: DEPENDE

Os óculos para presbiopia (a popular "vista cansada") vendidos nas farmácias não são prejudiciais desde que apresentem o grau de que o paciente está necessitando, conforme a prescrição do médico. Óculos de dois graus para alguém que precisa exatamente desses dois graus e não tem astigmatismo vão ser um bom quebra-galho, mas óculos de três graus para uma pessoa que requer um acessório com dois graus serão um problema. Quem tem graus diferentes em cada olho também deve evitar esses produtos. É indispensável passar antes pela consulta com um oftalmologista.

Óculos de sol vendidos em camelôs são de má qualidade: DEPENDE

É melhor ter óculos de sol de camelô do que não ter nada. Feitos de plásticos, os acessórios são de baixa qualidade, mas ainda assim oferecem alguma proteção contra a radiação

"O olho míope é um olho doente", alerta oftalmologista

27/04/2016

Dramático, o aumento no número de casos de miopia em todo o mundo tem preocupado oftalmologistas. Uma faixa etária, em especial, é mais sensível a esse problema de visão – a criança que desenvolve cedo a dificuldade de enxergar de longe terá mais tempo de vida para a condição evoluir, expondo-se ao risco de doenças mais graves.

O tema foi discutido no 63º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado no Rio de Janeiro, em setembro. Milton Ruiz Alves, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, respondeu a algumas das principais dúvidas sobre o assunto e chamou a atenção dos pais:

— Toda prevenção deve estar voltada para o momento em que a criança não apresenta miopia. A miopia que surge mais cedo pode determinar alterações graves, levando até mesmo à cegueira.

or que tem aumentado o número de casos de miopia entre os jovens?De maneira geral, há um consenso de que existem influências genética, do meio e de comportamento. Estima-se que a genética seja a responsável por 70% dos casos – quando o paciente têm pais míopes ou algum parente próximo com miopia. Entretanto, é possível notar uma alteração importante em relação ao comportamento que tem contribuído para o surgimento de novos casos. Por exemplo, o excesso do uso dos smartphones desde a infância e a falta de atividades ao ar livre.

É possível falar que está ocorrendo o aumento de miopia em outras faixas etárias também?
A miopia acontece quando o olho cresce mais do que o normal. Começa a aparecer na infância, entre os oito e os 12 anos de idade, que é quando o olho está em desenvolvimento. Mas também pode acometer outras idades, como jovens adultos entre 18 e 21 anos. Nessa época, o olho já deveria ter parado de crescer. Chamamos de miopia de aparecimento tardio.

A miopia em pessoas nessa faixa etária está relacionada ao excesso de uso de telas digitais. Entretanto, a miopia de aparecimento tardio não tem a mesma importância em saúde pública daquelas que aparecem em crianças, pois a que surge mais cedo pode determinar alterações graves, levando até mesmo à cegueira, que é o que já está acontecendo no mundo. Hoje, no Japão e em outros países do Leste Asiático, a miopia já é considerada a causa número 1 de cegueira no adulto, devido ao surgimento na infância e à progressão para a vida adulta.

Hoje, no Japão e em vários países do Leste Asiático, a miopia já é considerada a causa número 1 de cegueira no adulto, devido ao surgimento na infância e à progressão para a vida adulta.

MILTON RUIZ ALVES

Oftalmologista

Que práticas devem ser estimuladas para evitar a miopia?Há duas formas bem distintas que podem colaborar para diminuir ou retardar o aparecimento. Uma é a exposição à luz solar, atividades externas. As escolas asiáticas têm hoje paredes de vidro para que entre mais luz. Dentro de casa também tem de se melhorar a iluminação, pois ela provoca a secreção de um hormônio na retina, a dopamina, que impede o crescimento excessivo dos olhos. Outra forma é praticar atividades externas desde cedo, duas horas diárias, e diminuir drasticamente o acesso às telas digitais. Até um ou dois anos de idade, o acesso às telas deve ser zero. Aos dois, três anos, uma hora, com supervisão. E aí entram as atividades escolares de pouco tempo. Ainda assim, não é estimular o uso de telas digitais para isso. Essas telas também emitem uma luz azul, e alguns estudos assinalam que este tipo de luz pode colaborar para o aumento da miopia, mas ainda há muita controvérsia. Aparentemente, as crianças asiáticas, que ficam dois períodos na escola, voltam para casa e vão fazer a lição usando uma luminária com luz LED, ficam mais míopes do que as que usam outro tipo de iluminação, segundo alguns estudos. Um tipo de iluminação que desapareceu é a luz incandescente. Então, a iluminação LED está em todas as telas digitais, na tela da televisão e, às vezes, na luz interna. A Agência Nacional de Saúde e Alimentação francesa lançou um documento sobre cuidados em relação à criança exposta à luz LED, sugerindo que berçários e hospitais não tivessem essa iluminação porque existe a possibilidade de influência no crescimento ocular. Toda atividade de prevenção deve estar voltada para o momento em que a criança não apresenta miopia. Quanto mais cedo a miopia aparecer, mais tempo terá de evolução.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Programador

autoDJ

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Priscilla Alcantara

Me Refez

top2
2. Gabriela Rocha

Lugar Secreto

top3
3. Davi Sacer

Tua Graça me Basta

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me


Anunciantes